10/05/2008 a 16/05/2008

Jogos da Juventude no Centro Olímpico

O Centro Olímpico do Complexo Esportivo irá sediar as competições de atletismo da XVI Edição Nacional dos Jogos da Juventude 2008, promovida pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni). É a primeira vez que Belo Horizonte é escolhida para abrigar a fase final nacional, que acontecerá em 16,17 e 18 deste mês.


Os Jogos da Juventude têm como objetivo estimular a prática do esporte (atletismo, natação e futebol), promovendo a integração entre jovens ítalo-brasileiros. Além disso, as competições visam favorecer o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre Brasil e Itália. A iniciativa é do Coni, em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil e com o Consulado da Itália em Belo Horizonte.

A cerimônia de abertura será no dia 17, no Minas Tênis Clube, entre 8h30 e 10h. No mesmo dia, o Centro Olímpico do Complexo Esportivo será sede das provas de atletismo, que acontecerão entre 11h e 15h. A Universidade foi escolhida para fazer parte das atividades por possuir a principal pista de atletismo do estado de Minas Gerais. 

            A expectativa é que, nos Jogos da Juventude, 200 crianças e adolescentes de 11 a 14 anos disputem medalhas e tentem conquistar troféus para as escolas que representarão. Os que possuírem descendência italiana de até quarto grau estarão concorrendo, também, à participação na fase mundial. Dentre os ítalo-descendentes, serão selecionados 20 atletas melhores colocados nas provas individuais, sendo 12 no atletismo e oito na natação, para participarem da Seleção Brasileira. Os escolhidos competirão na fase mundial, em Roma, Itália, com todas as despesas pagas.    

Mais informações: 3319-4325.

08/05/2008


PUC Informa online. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br